Vale a pena investir em um curso de prospecção de clientes? Será que curso de prospecção funciona? Essa é uma pergunta que eu sempre respondi com um “depende” e depois de uns dois nos para cá, eu firmei uma outra opinião baseada no que tenho observado sobre os cursos de prospecção de clientes, que vejo no mercado.
Bom. Como consumidor assíduo de cursos online desde sempre, eu posso te garantir que o curso de prospecção de clientes funciona, mas somente se você identificar nele, alguns pontos.
E esses pontos, qualquer Workshop ou treinamento de vendas ou prospecção, que pretenda entregar resultados deve conter, eu compartilho com você logo abaixo o que você deve saber sobre um curso de prospecção de clientes para entender logo de cara, se ele realmente funciona.
Ao longo do texto eu te oriento sobre se seu curso vai ou não funcionar. E no finalzinho deste artigo, eu vou ter dar uma dica extra sensacional que definirá o melhor curso de prospecção e vendas para você cursar.
Quer saber se um curso de prospecção funciona? Descubra se ele tem um objetivo, um propósito.
Propósito de um curso de prospecção
O curso deve ter um propósito que é te levar de um ponto “A” até o ponto “B”. E ter um norte com relação aos ensinamentos, a grade do curso. E no caso da prospecção de clientes, o curso deve conter os melhores ensinamentos para atingir o propósito do curso e uns bons itens para esse propósito podem ser os três itens sugeridos abaixo.
Detalhe, se a maior parte dos itens contidos neste artigo não fizerem parte do curso que você deseja fazer, então, procure outro porque esse curso estará incompleto. Vamos à eles:
Gerar Leads. Essa é umas da principais missões de um bom curso de prospecção B2B.
Identificar Potenciais Clientes. As maneiras de identificar os clientes em potencial também deve fazer parte
Melhorar Taxas de Conversão. O objetivo maior da prospecção, claro, é vender. Mas os primeiros objetivos tem a ver com conversão.
Agora que já temos uma boa ideia de quais propósitos o curso deve ter, vamos falar do conteúdo principal, sobre o que você irá aprender no treinamento de prospecção.
Eu tenho certeza de que você irá gostar deste assunto: Como Prospectar Clientes Como Uma Máquina de Prospecção
Tópicos a Serem Abordados Em Um Bom Curso de Prospecção de Clientes
Abertura do Curso de prospecção e vendas
- Introdução à Prospecção é um bom tópico;
- Definição sobre o que é prospecção é um importante tópico;
- Importância do tema prospecção para as vendas das empresas e prestadores de serviços/profissionais liberais encerra muito bem os tópicos de vendas de que devem estar contidos no curso.
Técnicas de Prospeção
Cold Calling (Ligações a frio) é uma das principais técnicas de prospecção e sem o telefone, a prospecção ativa de clientes é “capenga”. Então, ensinar no curso como prospectar por telefone, torna esse curso bastante atraente.
E-mails de Abordagem é algo que não pode ficar de fora de um bom curso de prospecção e vendas exatamente por conta de o e-mail ser um dos principais meios de comunicação nas empresas. Itens como script, persuasão, escrita, assinatura dos e-mails de abordagem, não podem ficar de fora do conteúdo do curso.
Mídias Sociais. Também são ótimos “trazedores” de clientes, em especial o LinkedIn onde estão os principais tomadores de decisões das empresas e por falar nisso, será uma honra que você esteja conectado comigo no LinkedIn.
O Networking (Redes de Contatos). Embora não estejamos falando de prospecção ativa, que ó objetivo do curso, a famosa indicação de clientes, é o meio mais barato de adquirir um cliente. As taxas de conversão de vendas quando se trata de uma indicação de um cliente satisfeito sobre ti, ela é altíssima e se o curso de contiver esse tópico, vale mais do que a pena!
Escrita de Scripts e Tempatles: É fundamental para um bom curso de prospecção funcionar, que o aluno saia de lá com as técnicas de escrita de textos de prospecção e vendas afiadas.
Prospecção multicanal: A famosa prospecção omni-channel. E será que o curso de prospecção funciona? somente se você termina-lo sabendo com prospectar multicanal e agendar pelo menos uma reunião quente por dia.
Público-Alvo
Perfil do Cliente Ideal (PCI). É um tema que não pode faltar, quando o se fala de prospecção. O curso que ensina como prospectar clientes, precisa explicar a importância do ICP e principalmente, como determinar os seus.
Personas do Comprador, buyer personas ou pessoas ideais, são as pessoas dentro da empresas que você precisa identificar, conectar e avançar para os negócios.
Produtos Ideais também não são tão comuns de serem abordadas em cursos, mas se o curso que você for fazer, abortar esse assunto, melhor ainda será o curso.
Elaboração de uma Estratégia de Prospecção Ativa
Estabelecimento de Metas. Entender sobre como funciona a definição de metas de prospecção, quantas leads gerar por dia, quantas leads prospectar e quantas conectar, quantas leads qualificar e quantas reuniões agendar.
Das reuniões agendadas, quantas aconteceram e das que aconteceram, quantas propostas foram emitidas e destas, quantas foram fechadas. Entendeu que metas, nem sempre são somente metas de vendas?
Ferramentas de Automatização. Prospectar utilizando ferramentas de automação te darão uma velocidade, qualidade e quantidade, incríveis. Se o curso que você pretende fazer, contiver uma parte dele voltado à ferramentas, você já pagou mais da metade do curso.
Comunicação Efetiva em Vendas
Lidando com Objeções. Se o curso for completo a ponto de te ensinar sobre objeções e como combate-las na prospecção, então compre-o.
Estratégias de Acompanhamento. Follow-up é o nome do jogo. Quase ninguém faz, mas quem faz, vende mais, agenda mais.
Da mesma maneira que estou indicando neste artigo, qual a melhor maneira de como contratar um bom curso de prospecção e vendas B2B, eu também te indico uma boa maneira de contratar um bom palestrante de vendas ou treinador de vendas, para o seu evento ou a sua convenção de vendas. Veja o artigo completo >> CLICANDO AQUI <<.
Medição e Análise
Métricas Chave. Métricas são a maneira de avaliar como está o seu resultado versus você mesmo. Ou você comparado com os colegas ou seus números comparados com os benchmarks do mercado.
Seu curso pretendido, contempla isso? então se matricule.
Acompanhamento do Progresso. Acompanhamento das métricas é um tópico que deve ter no seu curso de prospecção desejado.
Ajuste de Estratégias. E se as métricas não estiverem sendo atingidas, de acordo com o acompanhamento do progresso, seu curso deve ensinar sobre isso também.
Estudos de Caso e Exemplos
Histórias de Sucesso. Os bons cursos estão repletos de histórias de sucessos. Essas histórias servem além de outras coisas, para inspirar o aluno a colocar o conteúdo aprendido em ação.
Erros a Evitar. Existem coisas que não funcionam na prospecção e que podem estragar o processo e te fazer perder negócios e um bom treinamento ou workshop de prospecção e vendas, deve contemplar os erros que o vendedor não deve comenter na prospecção de clientes.
Formato do Workshop de Prospecção Ativa
O formato e a dinâmica do workshop podem fazer toda a diferença na sua experiência de aprendizado. Preste atenção em alguns fatores importantes:
Duração do Evento: um bom curso deve ter uma carga horária suficiente para abordar o tema em profundidade. Em geral, de 8 a 16 horas é o ideal. Menos que isso fica muito superficial.
Sessões Interativas: o workshop não pode ser só palestras. Deve mesclar exposições dialogadas, dinâmicas em grupo, estudos de caso, role playing e outros recursos que envolvam ativamente os participantes.
Perguntas e Respostas: Mesmo nos cursos online, deve haver tempo reservado para que os alunos tirem suas dúvidas com os instrutores.
Atividades Práticas: a parte teórica embasa, mas é colocando a “mão na massa” que o aprendizado se consolida. Simulações, pitchs gravados,follow-ups observados e outras atividades ajudam muito nisso.
Então, observe esses e outros aspectos da programação e metodologia. Cursos muito teóricos e extensos podem ser cansativos. Já os muito curtos não aprofundam. O ideal é um ponto de equilíbrio, mesclando exposição dialogada, prática constante e intervalos.
Recursos
Apostilas e Planilhas e Leituras Recomendadas são bons recursos que bons cursos entregam. Se estes fizerem parte do curso de prospecção e vendas que você se interessa, show. Vale a pena estar nele.
Instrutores
Saiba se os instrutores têm experiência prática em vendas e prospecção. Isso fará toda a diferença na qualidade do curso.
* Especialistas em Vendas com vivência no cliente;
* Especialistas na Indústria e conhecimento no tipo de produto ou serviço que você vende;
* Palestrantes Convidados é sempre bom! por exemplo, se o curso é de prospecção e nele houver um módulo de negociação por exemplo, de um outro professor, isso já faz com que o curso avance para um outro patamar.
Suporte Pós-Workshop
O suporte pós-curso permite tirar dúvidas e seguir aprendendo depois que o workshop acabar.
* Acesso aos Materiais;
* Comunidade de Aprendizado Contínuo;
* Sessões de Consultoria.
Feedback e Avaliação
Dê e receba feedback para melhorar a experiência de todos nos próximos cursos.
* Pesquisas para os Participantes;
* Sugestões de Melhoria;
* Depoimentos.
Próximos Passos
Agora você saberá os próximos passos para colocar em prática o aprendizado e ter sucesso na prospecção.
* Aplicação do Conhecimento;
* Prospecção Contínua;
* Oportunidades de Networking.
E logicamente, eu não poderia deixar te sugerir, nosso curso online e completo de prospecção, o Prospecção 2x, que é hoje, o melhor curso de prospecção e vendas do Brasil. Clique na imagem abaixo para conhecer.
Informações de Contato
Fique por dentro das novidades e tire suas dúvidas entrando em contato com a organização.
* Organizadores do Workshop;
* Contato dos Instrutores;
* Dúvidas e Consultas.
Conclusão: Como Saber Se o Curso de Prospecção de Funciona?
Com base em tudo o que foi apresentado, podemos concluir que sim, curso de prospecção funciona?
Participar de um curso de qualidade sobre prospecção de clientes é extremamente valioso para profissionais de vendas e marketing. Aprender técnicas comprovadas, ouvir casos de sucesso e falhas evitáveis, interagir com colegas e especialistas no assunto – tudo isso faz uma enorme diferença na hora de colocar em prática uma estratégia bem sucedida de prospecção.
Portanto, antes de decidir se vai investir ou não, analise os pontos destacados neste artigo e veja se o curso em questão os contempla. Se a maioria deles estiver presente no conteúdo e formato do treinamento, pode ter certeza, ele funciona!
E não se esqueça: colocar em prática é fundamental. Por melhor que seja a qualidade do curso de prospecção, é preciso dedicação e persistência para que os conhecimentos adquiridos se convertam em resultados concretos de geração de leads e vendas.
Nos final das contas, para saber se um curso de prospecção funciona, basta que você pratique o que foi aprendido e que o conteúdo seja praticável como nas dicas que demos neste post.
E um boa sacada, claro, é conhecer o nosso curso: Prospecção 2x. Um dos melhores cursos de prospecção de vendas do planeta!
FAQ: Perguntas Frequentes – Curso de Prospecção Funciona?
Ainda ficou alguma dúvida? Confira as respostas para as perguntas mais comuns:
P: Quais são os melhores cursos de prospecção disponíveis?
R: Alguns dos mais renomados e eficientes são os da Sales Expert Academy, da Consultoria Focus e do Especialista Fabio Moraes. Eles cobrem todos os pontos necessários e são ministrados por profissionais que prospectam na prática diariamente.
P: Que tipo de pessoas se beneficiam mais desses cursos?
R: Principalmente vendedores iniciantes ou experientes que desejam sistematizar e melhorar suas técnicas de prospecção. Profissionais de marketing interessados em criar campanhas que gerem mais leads também são um público frequente.
P: O curso ensina só teoria ou também tem parte prática?
R: Os melhores cursos do mercado mesclam muito bem teoria e prática. A parte teórica contextualiza e fundamenta, enquanto os exercícios, dinâmicas de grupo e estudos de caso concretizam o aprendizado.
P: Posso fazer o curso online ou precisa ser presencial?
R: A maioria dos cursos já estão disponíveis nos formatos presencial e online. No online, tudo acontece ao vivo em aulas via videoconferência. Portanto, você aprende interagindo com os professores em tempo real.
Boa. Obrigado